Da série RECURSOS para uso da Introdução Motivacional e Interdisciplinaridade.
Para uma aula ser de qualidade, o método precisa ser eficaz para o entendimento completo do conteúdo transmitido, além de conscientizar a turma de que qualquer assunto escolar não é fornecido à toa apenas com o propósito de avaliação e ganhar nota.
Recursos como REVISTA, JORNAL, ENCICLOPÉDIA, LIVRO, TV e RÁDIO, PERGUNTAS DE MOTIVAÇÃO, AUDIOVISUAL, LAZER, BATE-PAPO (formal e informal) e OUTROS (supermercado, shopping, consultório etc) servem de fontes de informação que contêm situações do cotidiano ligados a assuntos escolares.
No livro adotado pelo professor, por exemplo, já se encontram inúmeras situações ligadas à introdução motivacional e interdisciplinaridade devido à evolução do material proveniente do acúmulo de informações causado por avanços nas pesquisas.
Há muitos anos, nas décadas de 70, 80 até a primeira metade dos anos 90, os livros continham conteúdo predominantemente recheado de conceitos, definições e propriedades específicas de acordo com o tipo de assunto abordado, porém sem visão contextual que anda de mãos dadas com o cotidiano.
A partir do ano 2000, a Introdução Motivacional e a Interdisciplinaridade ganharam mais destaque com o enriquecimento de estudos acadêmicos.
Para sabar mais, assista ao vídeo abaixo:
0 comentários:
Postar um comentário
Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.