Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula com uso do recurso LIVRO

terça-feira, 27 de setembro de 2022


Da série RECURSOS para uso da Introdução Motivacional e Interdisciplinaridade.

Para uma aula ser de qualidade, o método precisa ser eficaz para o entendimento completo do conteúdo transmitido, além de conscientizar a turma de que qualquer assunto escolar não é fornecido à toa apenas com o propósito de avaliação e ganhar nota. Recursos como REVISTA, JORNAL, ENCICLOPÉDIA, LIVRO, TV e RÁDIO, PERGUNTAS DE MOTIVAÇÃO, AUDIOVISUAL, LAZER, BATE-PAPO (formal e informal) e OUTROS (supermercado, shopping, consultório etc) servem de fontes de informação que contêm situações do cotidiano ligados a assuntos escolares. No livro adotado pelo professor, por exemplo, já se encontram inúmeras situações ligadas à introdução motivacional e interdisciplinaridade devido à evolução do material proveniente do acúmulo de informações causado por avanços nas pesquisas.

Há muitos anos, nas décadas de 70, 80 até a primeira metade dos anos 90, os livros continham conteúdo predominantemente recheado de conceitos, definições e propriedades específicas de acordo com o tipo de assunto abordado, porém sem visão contextual que anda de mãos dadas com o cotidiano. A partir do ano 2000, a Introdução Motivacional e a Interdisciplinaridade ganharam mais destaque com o enriquecimento de estudos acadêmicos.

Para sabar mais, assista ao vídeo abaixo:



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010