Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula com uso do recurso ENCICLOPÉDIA - parte 1

terça-feira, 27 de setembro de 2022


Da série RECURSOS para uso da Introdução Motivacional e Interdisciplinaridade.

Para uma aula ser de qualidade, o método precisa ser eficaz para o entendimento completo do conteúdo transmitido, além de conscientizar a turma de que qualquer assunto escolar não é fornecido à toa apenas com o propósito de avaliação e ganhar nota. Recursos como REVISTA, JORNAL, ENCICLOPÉDIA, LIVRO, TV e RÁDIO, PERGUNTAS DE MOTIVAÇÃO, AUDIOVISUAL, LAZER, BATE-PAPO (formal e informal) e OUTROS (supermercado, shopping, consultório etc) servem de fontes de informação que contêm situações do cotidiano ligados a assuntos escolares. Como iniciar aula de qualidade com uso do recurso ENCICLOPÉDIA para Introdução Motivacional e Interdisciplinaridade.

O professor pode planejar a aula com início de situações práticas encontradas em enciclopédias antes de desenvolver a teoria normalmente. No vídeo é sugerido escolha de três títulos por meio de sorteio de páginas. Cada um dos três títulos é lido e destacam-se trechos ligados a algum conteúdo escolar e podem ser levados para a sala de aula e serem debatidos com as turma.

Para saber mais, assista ao vídeo abaixo:




0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010