Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como dar aula de boa qualidade: Interdisciplinaridade 1

terça-feira, 15 de junho de 2021

A apresentação sobre interdisciplinaridade, do projeto COMO DAR AULA DE BOA QUALIDADE, é dividida em 2 partes:


Parte 1 - definição e noções gerais de como esse tipo de método é aplicado;


Parte 2 - com subdivisões 2.1, 2.2 e 2.3 - aplicação com participação de algumas disciplinas.


Aqui, nesta publicação, é abordada a parte 1 que fala da definição de interdisciplinaridade e é um tipo de metodologia existente há muito tempo, precisamente surgiu nas últimas décadas do século XX.


É comum ver a interdisciplinaridade ser predominante em projetos escolares e universitários em que vários professores trabalham em conjunto em eventos como Feira de Ciências, atividades literárias, jogos esportivos, artesanatos etc.


A partir do século 21, ganhou grande destaque com a chegada dos primeiros livros escolares enriquecidos de novos conteúdos em consequência de novas pesquisas e passaram a necessitar cada vez mais de avanços metodológicos na transmissão de assuntos cotidianos por meio de vídeos, slides e internet.


Não é difícil ver um conteúdo escolar e perceber que pode envolver conhecimentos de, pelo menos, de duas ou mais disciplinas, embora isso já ocorria em séculos passados. A diferença é que está no patamar globalizado. 


Por isso, a noção de interdisciplinaridade consiste na ideia da transição de conhecimentos isolados para a globalização.


Para saber mais, vamos ao vídeo - parte 1:



 



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010