Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como dar aula de boa qualidade: Interdisciplinaridade 2.1

terça-feira, 22 de junho de 2021


Esta é a subdivisão 2.1 da parte 2 da apresentação sobre interdisciplinaridade, do projeto COMO DAR AULA DE BOA QUALIDADE.

Aqui, vamos mostrar exemplo de como se usa essa metodologia com as disciplinas Biologia, Química e Geografia interagindo entre si, utilizando o assunto Soluções e Coloides, estudado naturalmente em Biologia e Química.
Primeiramente, inicia-se a aula com introdução motivacional sendo feita a seguinte pergunta: O que o leite coalhado, maionese e nuvem têm em comum?
Em seguida, entra em ação a interdisciplinaridade.
Os estudos sobre os coloides têm grande importância científica e industrial: numerosos fenômenos do mundo animal, vegetal e alguns do reino mineral são estudados pela química dos coloides.
Graças ao estudo desse conteúdo, entende-se porque o leite coalha e o fato de as nuvens formarem suspensões coloidais.


Para saber mais, vamos ao vídeo:



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010