Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

COMO DAR AULA DE BOA QUALIDADE: Introdução Motivacional 1.5

segunda-feira, 7 de junho de 2021

 

Seja presencial, seja virtual, em algumas conversas descontraídas, ou de maneira formal como acontece entre especialistas de diversas áreas, podem existir exemplos ligados a conteúdos escolares.


O professor pode tirar proveito de assuntos de bate-papos virtuais e presenciais para serem usados como introdução motivacional. Ele ouve passivamente a conversa entre duas pessoas ou mais e, de repente, extrai algo dessas interações que tenha a ver com a aula que será apresentada num bimestre.


Um exemplo foi quando um candidato à vaga universitária, ao terminar de fazer a prova, perguntou ao fiscal o que a Educação Física tem a ver com a Biologia. Estudar o corpo humano é fundamental nas aulas de Educação Física. 


Perguntas e exercícios também podem servir de base para iniciar uma aula. Em vez de se iniciar um assunto com conceito e definição, sugere-se apresentar primeiramente algum exercício, independente de grau de complexidade, ou alguma pergunta motivacional como um quiz de conhecimentos gerais dos tipos mostrados abaixo:

 



Para saber mais, vamos ao vídeo:




0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010