Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Artes - parte 1: Por que Artes é importante na escola?

quinta-feira, 1 de abril de 2021

A parte 1 sugere falar da importância de se estudar Artes na escola no primeiro dia de aula.


O professor pode usar essa dica para preparar a mente do aluno e conscientizá-lo do porquê da necessidade de se aprender a disciplina e qual finalidade para a vida cotidiana.


A Educação Artística é uma das disciplinas vista pela primeira vez no jardim de infância. O aluno, na vida pré-escolar, começa a se desenvolver cognitivamente por causa de tarefas como pintura, traçar contornos para desenhar objetos, brincadeiras com massa de modelar entre outras atividades com o objetivo de ativar o dom artístico que todo ser humano tem. Exemplo disso é a arte rupestre feita pelos ancestrais da espécie humana atual.


Na década de 70 até a primeira metade dos anos 80 existia a disciplina Desenho, separado da Matemática. Na segunda metade da década de 80, a ideia de Artes passou a se associar com ensino de Geometria.


Todos nós nos deparamos com artes 24 horas através de leitura de jornal, revista, livro em que são encontrados ilustrações de todos os tipos - imagens de histórias em quadrinhos, caricaturas, imagens antigas vistas em livros de história etc.


Analisar pinturas ajuda a desenvolver o raciocínio e interpretação e serve de apoio complementar ao aprendizado de assuntos de outras disciplinas. 


Graças ao estudo de Artes, foram criadas placas de sinalização de trânsito; em hospitais existem ilustrações instrutivas do tipo "é proibido fumar", "pedido de silêncio"; e em algumas instituições de atendimento público como bancos usam-se desenhos de celular cortados por uma faixa para indicar proibição do uso do aparelho.


O professor de Artes pode trabalhar com a turma o exercício abaixo, com duas questões e já com o gabarito sobre apreciação artística feito por homens das cavernas para representar a arte rupestre.



Resposta da questão b: 
Que o homem primitivo, apesar do senso crítico que revelava, tinha, contudo, de levar vida animalesca para sobreviver à custa da caça, já que ainda não havia descoberto a agricultura.


Vamos, agora, à videoapresentação:



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010