A parte 1 sugere falar da importância de se estudar Artes na escola no primeiro dia de aula.
O professor pode usar essa dica para preparar a mente do aluno e conscientizá-lo do porquê da necessidade de se aprender a disciplina e qual finalidade para a vida cotidiana.
A Educação Artística é uma das disciplinas vista pela primeira vez no jardim de infância. O aluno, na vida pré-escolar, começa a se desenvolver cognitivamente por causa de tarefas como pintura, traçar contornos para desenhar objetos, brincadeiras com massa de modelar entre outras atividades com o objetivo de ativar o dom artístico que todo ser humano tem. Exemplo disso é a arte rupestre feita pelos ancestrais da espécie humana atual.
Na década de 70 até a primeira metade dos anos 80 existia a disciplina Desenho, separado da Matemática. Na segunda metade da década de 80, a ideia de Artes passou a se associar com ensino de Geometria.
Todos nós nos deparamos com artes 24 horas através de leitura de jornal, revista, livro em que são encontrados ilustrações de todos os tipos - imagens de histórias em quadrinhos, caricaturas, imagens antigas vistas em livros de história etc.
Analisar pinturas ajuda a desenvolver o raciocínio e interpretação e serve de apoio complementar ao aprendizado de assuntos de outras disciplinas.
Graças ao estudo de Artes, foram criadas placas de sinalização de trânsito; em hospitais existem ilustrações instrutivas do tipo "é proibido fumar", "pedido de silêncio"; e em algumas instituições de atendimento público como bancos usam-se desenhos de celular cortados por uma faixa para indicar proibição do uso do aparelho.
O professor de Artes pode trabalhar com a turma o exercício abaixo, com duas questões e já com o gabarito sobre apreciação artística feito por homens das cavernas para representar a arte rupestre.
Vamos, agora, à videoapresentação:
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