Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Educação Física - Parte 5: Anatomia, Fisiologia, Bioquímica e condicionamento físico

terça-feira, 30 de março de 2021

 


A parte 5 sugere ao professor de educação física apresentar, em sala e aula, assuntos ligados a Anatomia, Fisiologia e Bioquímica como fermentação láctica, utilização do glicogênio e da glicose, respiração aeróbia, fotossíntese, órgãos como o fígado que armazena glicose na forma de glicogênio.


O professor pode selecionar alguns alunos para medir a pulsação com a finalidade de averiguar o grau de condicionamento físico. 


Sobre o coração, é interessante falar do desenvolvimento da musculatura cardíaca visto em atletas, em comparação às pessoas de vida sedentária. E isso influencia no número de mitocôndrias: quanto mais treino houver em qualquer atividade física, maior será a quantidade dessas organelas celulares. Além disso, os capilares sanguíneos são mais numerosos.


Sistema imunológico, vitamina D e hormônio, como a endorfinas, são associados a exercícios físicos.


Vamos à apresentação do vídeo:




   

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