Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Educação Física - Parte 4: mediador, desenvolvimento do cérebro, vaidade

domingo, 28 de março de 2021

A parte 4 aborda a noção do professor de educação física atuar como mediador, embora todo professor de qualquer disciplina, de qualquer atividade (culinária, corte e costura, judô) é um mediador, orientador, ou seja, fornece a base para, a partir dela, o estudante desenvolver pouco a pouco o conhecimento até ganhar autonomia.  A base é consequência do aprendizado feito de maneira compacta, porém com competência. Na academia, é fácil entender essa noção: o professor de musculação fornece as séries ao aluno de modo que as execuções nos aparelhos sejam feitas de forma correta para não haver problemas de lesão muscular. 


O mediador pode ser entendido também como incentivador de práticas esportivas fora da escola. As aulas de educação física servem como perfil vocacional que pode influenciar o aluno a enxergar alguma modalidade de esporte como profissão.


Quanto ao desenvolvimento do cérebro, a atividade física tem participação fundamental para fazer o cérebro humano crescer, além da alimentação e leitura. Novos neurônios são reproduzidos assim e faz o raciocínio se intensificar mais e mais. Logo, o cérebro quer que todos leiam e façam exercícios como caminhada, corrida, por exemplo, incluindo jogos educativos (xadrez e cubo mágico). 


O professor de educação física pode usar um vídeo que mostra ancestrais dos seres humanos se alimentando de carne e faz o cérebro humano crescer por causa da ação dos ácidos graxos, um dos componentes estruturais químicos dos lipídeos. 


O link do vídeo O Homem Pré-Histórico: Vivendo entre feras para acessar e usar em sala de aula com uso de data show: https://www.youtube.com/watch?v=DkAblXW1cWQ


Sobre vaidade, nem sempre estética corporal é equivalente à saúde. É muito evidente a vaidade física ser vista com frequência em regiões litorâneas por haver associação com procura de academias em busca do corpo perfeito. Esse assunto está entre debates de cultura física.


Vamos à apresentação do vídeo:



   



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010