Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Educação Física - Parte 3: Raciocínio lógico, fisiologia humana, cultura física

sábado, 27 de março de 2021

 

A parte 3 fala sobre raciocínio lógico em referência a executar tarefa de seguir instruções. O texto se encontra em anexo abaixo e pode ser trabalhado com a turma em sala de aula. É um teste para averiguar se o aluno sabe seguir regras e isso tem a ver com jogos de futebol, vôlei, basquete e outras modalidades.



Quanto à fisiologia do corpo humano, sugere-se falar sobre os nutrientes. O professor pode fazer questionamentos à turma para observar se a maioria conhece quais constituem nos diversos alimentos. É uma maneira se ensinar ao aluno ter hábito de identificar componentes químicos escritos nas embalagens em supermercados.


É abordado conversa sobre neurotransmissores na atuação das atividades físicas, como a endorfina, muito visto em jornais e revistas, ligado a sensação de prazer após diversos exercícios.


Muitos animais servem de inspiração e considerados atletas da natureza. Muitos vídeos podem ser pesquisados e mostram animais corredores, nadadores, acrobatas e os mais fortes. O professor usa um deles para apresentação por data show e faz a aula se tornar interessante.


A cultura física refere-se a conhecimentos da importância dos esportes, ginásticas, além de hábitos alimentares que se associam a atividades físicas no intuito de ter saúde mental, física e social. A cultura física é falar, por exemplo, do valor da educação física como provedor no rendimento nos estudos. E também deixar claro que cultura física é diferente de fisiculturismo.     


Vamos à apresentação do vídeo:



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010