Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Artes - parte 4: origem da geometria; os instrumentos de medida; corpo como unidade

domingo, 11 de abril de 2021

A quarta e última parte é sobre a origem da geometria, iniciando-se a ideia de que Artes e Geometria eram disciplinas distintas e, na década de 80, isso era bem evidente. 


Na maioria das escolas, a Geometria era conhecida como aula de desenho, enquanto na Artes as aulas se apoiavam em trabalhos manuais.


Hoje, quando se assiste a Artes, os conteúdos englobam noções geométricas juntamente com os instrumentos de medida. 


O professor de Artes pode mostrar à turma ilustrações de épocas de transição entre a pré-história e a história sobre a origem dos três elementos básicos da geometria - ponto, reta e plano, e a formação do ângulo reto por meio do uso de estacas, conforme são mostradas pelas figuras apresentadas no vídeo.


É interessante na aula de Artes falar do corpo humano como unidade de medida e, a partir disso, foram criados os instrumentos de medida conhecidos e usados na escola.


Imagina a cobrança de impostos ter sido influenciada pelo cálculo da superfície regular com uso da fórmula base x altura. É dessa forma que a aula se torna atrativa porque associa a teoria com aplicação real.


Graças à educação artística, foi possível o surgimento de avanços de métodos geométricos para o cálculo de rotas de navio e de avião feito por radares. E pensar que tudo isso se iniciou com o homem primitivo usando estacas e cordas.


Vamos à videoapresentação:





 

0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010