A quarta e última parte é sobre a origem da geometria, iniciando-se a ideia de que Artes e Geometria eram disciplinas distintas e, na década de 80, isso era bem evidente.
Na maioria das escolas, a Geometria era conhecida como aula de desenho, enquanto na Artes as aulas se apoiavam em trabalhos manuais.
Hoje, quando se assiste a Artes, os conteúdos englobam noções geométricas juntamente com os instrumentos de medida.
O professor de Artes pode mostrar à turma ilustrações de épocas de transição entre a pré-história e a história sobre a origem dos três elementos básicos da geometria - ponto, reta e plano, e a formação do ângulo reto por meio do uso de estacas, conforme são mostradas pelas figuras apresentadas no vídeo.
É interessante na aula de Artes falar do corpo humano como unidade de medida e, a partir disso, foram criados os instrumentos de medida conhecidos e usados na escola.
Imagina a cobrança de impostos ter sido influenciada pelo cálculo da superfície regular com uso da fórmula base x altura. É dessa forma que a aula se torna atrativa porque associa a teoria com aplicação real.
Graças à educação artística, foi possível o surgimento de avanços de métodos geométricos para o cálculo de rotas de navio e de avião feito por radares. E pensar que tudo isso se iniciou com o homem primitivo usando estacas e cordas.
Vamos à videoapresentação:
0 comentários:
Postar um comentário
Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.