Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

COMO INICIAR AULA DE LOGARITMO - PARTE 1: teoria e algumas aplicações

sexta-feira, 26 de março de 2021

Nesta apresentação da primeira parte, alguns erros de nomenclatura feitos por extenso de forma verbal foram detectados e retificados na segunda parte. 


Também alguns equívocos na forma escrita sofreram reparação.


Quem acompanha as dicas do Espaço Docente Aprendiz vai perceber os erros cometidos, mas o entendimento do propósito da vídeo-apresentação não foi prejudicado.


Quando o professor inicia logaritmo, é comum serem expostos primeiramente o conceito e as propriedades. É um assunto complexo por causa da intensa exigência de pré-requisitos, entre eles saber tabuada, fatoração em números primos, base de conhecimento de potenciação, equações exponenciais e frações.


É interessante que a aula seja feita de modo motivacional para atender as características da metodologia do Espaço Docente Aprendiz que realmente funcionam e fazem o aluno compreender que logaritmo tem aplicação no dia a dia, além de influência interdisciplinar. 


Para lembrar o que é introdução motivacional, a aula é dada no sentido inverso: primeiro, abordar o assunto da aula por meio de exemplos cotidianos, sem revelar de imediato qual capítulo será estudado; em seguida, desenvolver a teoria que se tornará mais fácil de entender por causa da abordagem prática mostrada com antecedência.


Não adianta somente ensinar logaritmo por causa de avaliação. É mostrar também as aplicações práticas dele fora da escola.


Vamos à apresentação do vídeo: 



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010