Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de síntese de proteínas com base na doença Covid-19

segunda-feira, 13 de julho de 2020


O professor de Biologia pode utilizar o recorte de jornal cujo título é "Vírus estava no esgoto de SC em novembro de 2019".
A parte relacionada com o estudo de síntese de proteínas encontra-se sublinhado. Isso é para fazer o estudante ter ciência da aplicação da Biologia no cotidiano.
Por isso, é muito importante a leitura em jornal, revista, livro, que mostra exemplos do dia a dia que a disciplina possui, inclusive para o professor aprimorar mais e mais suas aulas, sendo sempre um ponto fora da curva e expandir mais os horizontes.
Após a leitura da matéria, o professor destaca o termo RNA e inicia o desenvolvimento do assunto em questão, explicando a razão de haver síntese de proteínas, citando situações comuns como por que os fios de cabelo voltam a crescer após o corte, por que a pele escurece após exposição prolongada à luz do sol, por que a ferida cicatriza etc. Em seguida, executam-se as etapas da produção de proteínas a partir do DNA até a chegada da vez do papel do RNA. Dessa forma, o aluno consegue assimilar melhor o capítulo.

A maioria dos jornais não explica a função de uma determinada substância ou qualquer outro material biológico, como ocorre com o RNA em destaque. Simplesmente a matéria citou a substância sem mencionar para que ela serve nos seres vivos. Por essa razão, entra em cena o papel do professor para desvendar o caso, levando artigos jornalísticos para a sala de aula.



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010