Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Covid-19: brincando com as palavras

domingo, 14 de junho de 2020


No mês de janeiro de 2020, o mundo conheceu oficialmente uma pandemia que poderia ser forte concorrente de demais pandemias históricas que abalaram a mente do ser humano. Houve medidas severas de isolamento com o objetivo de diminuir a velocidade de transmissão dos agentes causadores das suas respectivas doenças.

Gripe espanhola (1918), Gripe de Hong Kong (1968), Peste Bubônica ou Peste Negra (1346), Gripe Asiática (1956) e agora a Covid-19 (2019) estão entre as primeiras na lista de grande incidência de letalidade.

O tempo longo de permanência de cada uma delas induziu a maioria da população mundial a obter noções básicas como o conhecimento de cuidados pessoais, informações técnicas e divulgações através de vários veículos de comunicação. A exceção é a Peste Negra que foi conhecida pouco a pouco durante o século XII por meio de mensagens transportadas via navegação.

Os professores de Biologia podem, se quiser, usar a sugestão de brincar com as palavras para saber se os estudantes estão por dentro das informações sobre a pandemia do século XXI.

Abaixo, está o texto seguido de perguntas que pode ser usado como instrumento de debate descontraído que reforça os conhecimentos principais da Covid-19:

Coronavírus 2019 – diversão em casa

Estamos diante de um período turbulento, com máximo possível de cuidados pessoais que estão constantemente a nosso alcance. A doença covid-19 e seu agente causador, o coronavírus, estão sendo um desafio diário, causando ansiedade, medo, terror psicológico quando vários veículos de comunicação transmitem diariamente atualizações de casos de suspeitas de infecção e óbitos.

Quando estudamos noções de saúde, o assunto é ligado a estudos do meio ambiente pertencentes à unidade ecologia. A explicação é que grande maioria das doenças são da categoria zoonose, ou seja, grupo de doenças transmitidas por animais de várias classes - moluscos, insetos, mamíferos, peixes. Portanto, há a relação com o meio ambiente.

Durante muitos dias de interação com notícias em vários veículos de comunicação, algumas palavras relacionadas à doença passaram a fazer parte do nosso cotidiano e torna-se praticamente impossível não estarmos sintonizados com elas. Por isso, descubra se você já sabe tudo sobre a covid-19, realizando um jogo de palavras dedicado a testar seus conhecimentos sobre o novo coronavírus. É uma forma simples, divertida e eficaz de ajudar você a fixar informações importantes sobre a doença. Faça, informe-se e previna-se.

A tarefa abaixo é assim: cada item é um pequeno enunciado e ao lado dele você vai descobrir qual palavra é correspondente.

1) Recomendação da Organização Mundial da Saúde para frear a propagação da Covid-19 _________________________________________________________________________

2) Um sintoma das gripes com 5 letras e tem a ver com expiração brusca _________________________________________________________________________

3) Hábito saudável com 3 letras, barato e enriquecedor, ótimo para ser retomado em tempos de isolamento _____________________________________________________________

4) Ato ou efeito de informar menos do que seria esperado ou devido _________________________________________________________________________

5) País em que foi noticiado os primeiros casos da Covid-19 __________________________________________________________________________

6) Termo frequentemente usado quando o sistema de saúde se encontra sobrecarregado ___________________________________________________________________________

7) Versão mais severa do distanciamento social ___________________________________________________________________________

8) Pessoas que têm mais chances de serem contaminadas e apresentarem casos mais graves _____________________________________________________________________

9) Termo usado quando a propagação da doença é mundial ___________________________________________________________________________


10) Tipo de máscara facial que protege a pessoa de forma individual de partículas transportadas pelo ar e de líquidos que possam contaminar o rosto _______________________________________________________________

2 comentários:

CELESTINA CARINHANHA disse...

Parabens gostei das postagens,NÃO vi link no blog para te seguir.

CELESTINA CARINHANHA disse...

VEJA meu blog e se der pra me seguir, ficarei grata.

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010