Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar aula de Função Exponencial

segunda-feira, 11 de maio de 2020


O professor de Matemática pode utilizar a ilustração gráfica que representa um dado estatístico da doença COVID-19 no Brasil causada pelo coronavírus.

Isso é para mostrar ao estudante que não se estuda matemática à toa. Qualquer assunto escolar tem associação com o dia a dia de cada um de nós. Além disso, evitam-se perguntas do tipo "Por que tenho que aprender isso na escola?" que denotam desculpas sem sentido para não se interessar em aprender.

Antes de ir para o campo numérico, o professor pode fazer uma pequena interdisciplinaridade com a Biologia, falando que coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas passam a infectar também as pessoas quando a convivência é muito próxima e os vírus sofrem mutações espontâneas e aleatórias. 

O aluno aprecia professor que demonstra noções básicas vindas de outras disciplinas e, por isso, a interdisciplinaridade é um dos ícones da boa qualidade da metodologia de ensino.

O esquema abaixo sugerido abaixo pode ser mostrado e, em seguida, executar o desenvolvimento da função exponencial.



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010