A introdução motivacional é a ferramenta sugestiva que conscientiza o estudante de nunca considerar inútil um determinado assunto dado em sala de aula.
Questionamentos do tipo "Para que preciso saber isso?" é corriqueiro nas queixas de grande parte dos alunos que tentam camuflar a dificuldade de aprendizagem ou total desinteresse por quase todas as aulas.
A introdução motivacional consiste em associar um capitulo com exemplos do dia a dia coletados de jornais, revistas, programas de TV, filmes e até de novelas, além de documentários por meio de projetor audiovisual.
O professor em sala de aula, antes de iniciar os conceitos ou definições de um assunto, ele pode mostrar à turma uma matéria de jornal relacionada ao que será abordado.
O professor de Biologia, por exemplo, de posse de um recorte de jornal, com a matéria "A Importância do Ômega-3", comenta com a turma que esse título faz parte do estudo da Cadeia Alimentar. Uma das ideias é fazer o aluno aprender que o Ômega-3 não é fabricado pelo peixe, como a sardinha e o atum. Esses animais marinhos adquirem tal nutriente por meio das algas que são as sintetizantes dele.
Acontece que, em jornal, em revista e na TV, é comum ler ou ouvir que a sardinha possui Ômega-3, dando à interpretação equivocada de que a substância é construída no interior dos peixes. Por isso, o papel do professor é essencial para esclarecer essas dúvidas.
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Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.