Muitos professores, principalmente os iniciantes na vida profissional de ensino, ficam perdidos na hora de selecionar quais conteúdos podem ser abordados no primeiro dia do ano letivo, como um bate papo informal.
Presos a métodos ultrapassados, por não saberem abordar a Química no cotidiano, alguns professores não conseguem transmitir ao estudante a importância que a disciplina apresenta e que pode salvar vidas.
Quando entramos em um grande supermercado podemos observar a imensa variedade de produtos à venda. A maioria deles, senão todos, provém de indústrias químicas ou, então, entrou em contato durante sua fabricação com produtos delas provenientes (por exemplo, sabões, detergentes, cremes dentais, cosméticos, plásticos, borracha, metais, papel, colas, tintas, álcool, sal, açúcar, vinagre, aditivos alimentares, fibras têxteis etc.)
Apesar de toda a importância desta ciência e de suas aplicações, há muita confusão no que diz respeito à palavra QUÍMICA. É comum ser usada impropriamente como sinônimo de substâncias tóxicas, veneno ou poluição.
Por exemplo, para a população em geral, uma expressão do tipo PÃO SEM QUÍMICA transmite a ideia de um pão isento de substâncias prejudiciais à saúde. Tentando transmitir a ideia desejada, essa expressão é, além de infeliz, totalmente incorreta, porque a produção do pão utiliza como matéria-prima a farinha de trigo, que sofre uma reação química (chamada de fermentação). Mesmo sem saber Química, o padeiro executa, todos os dias, esta reação.
Com a sugestão acima e a videoaula abaixo, o professor de Química pode ter mais segurança e tranquilidade no seu primeiro dia de apresentação. Os alunos entenderão melhor sem ter falsa impressão de a química ser uma disciplina inútil no cotidiano.
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