Muitos docentes em início de carreira e os de longos anos de atividade em sala de aula possuem dificuldades em se adaptar a inovações metodológicas, mantendo-se presos a métodos ultrapassados.
Como a Geografia faz parte das ciências não-exatas, a disciplina sofre transformações quanto à forma de transmissão de conteúdos e abordagem cada vez mais cotidiana, pois suas categorias fundamentais são também dinâmicas: paisagem, lugar, região, território e espaço geográfico.
Com a videoaula, o professor poderá se basear nas dicas de como se inicia a primeira aula de Geografia no primeiro dia do ano letivo, através de bate-papo informal, e é válido para os níveis fundamental, médio e universitário.
A intenção é conscientizar o aluno da importância do estudo da disciplina que é fazê-lo pensar que os assuntos têm ligação com o seu dia a dia: Para que serve a Geografia? Por que devo aprendê-la? O que ela vai ser útil na minha vida profissional?
Para se ter uma ideia, se não fosse a Geografia, os mapas não existiriam e são muito úteis nos sistemas de navegação por terra, mar e ar.
Praticar a Geografia é aventurar-se pelas dinâmicas espaciais, conhecendo os fenômenos terrestres, suas lógicas e suas inter-relações.
Graças à Geografia, foi possível a criação de agências de turismo, a invenção do GPS, a formação de cidades, municípios e bairros, registrar áreas de difícil acesso com o objetivo de resgatar viajantes perdidos, etc.
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Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.