Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como dar aula de boa qualidade: Interdisciplinaridade 2.3

terça-feira, 22 de junho de 2021


A subdivisão 2.3 da parte 2 da apresentação sobre interdisciplinaridade, do projeto COMO DAR AULA DE BOA QUALIDADE, vai envolver Geografia, Física, Matemática, Artes e Química.


A neve, um conteúdo falado predominantemente em aula de Geografia, por pertencer à Unidade de Climatologia, é presente também na Física (por causa do estudo das fases da matéria), na Matemática e na Artes (devido a cada cristal de neve ter formato geométrico) e na Química (estuda a estrutura cristalina e contém núcleo de condensação constituído de canais com água, gás e outras substâncias químicas).


A neve é uma das maravilhas do mundo que nos rodeia. Quando se observa um floco de neve através de uma boa lente de aumento, não se pode deixar de perguntar como e por que, nessa minúscula gota de água gelada, a natureza construiu uma forma geométrica absolutamente perfeita. É aí que entram em cena a Matemática e a Artes como interdisciplinaridade com a Geografia, e a Física também participante dessa interatividade se responsabiliza com o debate sobre os fatores necessários para a produção de neve: ar super saturado e temperatura baixa (de 12 a 20ºC abaixo de zero), além das fases da formação da neve com noções de fases da matéria - sólido, líquido e gasoso.


O professor de Geografia completa o estudo com a mostra de mapa exibindo a zona equatorial da Terra onde não neva nunca ao nível do mar.


Para saber mais, vamos à apresentação do vídeo: 




0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010