Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

COMO DAR AULA DE BOA QUALIDADE: Introdução Motivacional 1.1

terça-feira, 1 de junho de 2021

O professor pode utilizar fontes como jornal, revista, livro didático e enciclopédia para extrair deles informações correspondentes a assuntos escolares.


Revistas e jornais, por exemplo, possuem colunas que funcionam, em algumas situações, como miniaulas, e seria interessante levá-los para a sala de aula e mostrar aos estudantes as aplicações do dia a dia e que o conhecimento não é à toa e deve ser valorizado.


O próprio livro didático, adotado pela escola, é repleto de exemplos práticos associados ao conteúdo teórico apresentado pelo professor. A partir do início do século 21, os livros escolares apareceram bem mais enriquecidos com temas que se atualizam periodicamente para se adaptarem aos novos modelos de avaliação de vestibular e de variados concursos. Logo, possuem introdução motivacional e também interdisciplinaridade.


Com o avanço de pesquisas e consequente obtenção de novas informações, inovadas metodologias de ensino são necessárias para o desenvolvimento das aulas de modo qualitativo predominantemente.


A enciclopédia é uma mistura de assuntos de diversas áreas de conhecimento e considerada ferramenta de grande utilidade - até para planejamento de aula - devido à abundância de aplicações cotidianas que fazem as aulas serem mais atrativas.


Para saber mais, vamos à apresentação:



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010