A parte 5 aborda o assunto Alienação, do latim alienus (algo que vem de outra pessoa).
O professor pode pedir ao aluno para pesquisar o significado da palavra que é estudada também na Filosofia. É um termo polissêmico por possuir variadas definições de acordo com a área específica atuante.
De um modo geral, pode ser uma cessão de bens, transferência de domínio de algo ou uma perturbação mental. É a diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar ou agir por si próprios. Indivíduo alienado pode ser alguém que perdeu a razão.
Quais são os 3 tipos de alienação? Você tem a separação social entre trabalho mental (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz ideias). A partir disso, as 3 grandes formas de alienação são: social, econômica e intelectual. Essas 3 formas são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.
Na Sociologia, o estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais de agirem e pensarem por si próprios. Ou seja, eles não têm consciência do papel que desempenham nos processos sociais. A alienação na Sociologia foi essencialmente influenciada pelos estudos do revolucionário alemão Karl Marx.
Vamos ao vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário
Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.