Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

COMO INICIAR AULA SOBRE TIPOS DE NUVENS

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

COMO INICIAR AULA SOBRE OS TIPOS DE NUVENS E POR QUE É IMPORTANTE ABORDAR ESTE ASSUNTO PARA NÃO SER JULGADO COMO CULTURA INÚTIL

No dia 29/10/2020, uma reportagem mencionou o caso de uma criança atacada por um raio quando ela estava na areia da praia.

O professor de Geografia pode usar a introdução motivacional com apoio da reportagem, associando-a ao estudo dos tipos de nuvens e, por sua vez, indispensáveis para o entendimento das causas do surgimento de relâmpagos, raios e trovões.

Usando essa metodologia, o aluno toma consciência de que estudar a maioria dos assuntos escolares não é à toa. Além disso, o profissional tem que estar sempre atento, em qualquer lugar que estiver, ao se deparar com situações porque podem estar ligadas a capítulos geográficos.

O relato jornalístico foi usado como sinal de alerta, até como mini-aula, explicando que um determinado tipo de nuvem é responsável para produzir raios e também granizos. São as chamadas nuvens cumulonimbus. São ameaçadoras, com vários níveis, estendendo-se para o céu em torres ou plumas. É comumente conhecido como nuvens de trovoada.

O que é uma nuvem cumulonimbus?
Uma nuvem cumulonimbus é uma das maiores nuvens formadas nos padrões climáticos da Terra. A aparência alta, semelhante a uma coluna, geralmente com um topo plano, pode indicar raios fortes, chuva forte e ventos fortes.

As nuvens de tempestade se formam a partir do ar quente que esfria e cria gelo em altitudes mais altas, ou altura acima do solo, e chuva em níveis mais baixos.

Nessa aula podem ser utilizados cartazes e vídeos que apresentem não somente os tipos de nuvens, mas também os tipos de raios, sendo o mais comum cuja descarga elétrica sai da nuvem e vai até o chão. É o tipo de raio mais comum de ser observado e também o mais estudado por pesquisadores.

O professor precisa também deixar bem claro que há diferença entre raios, relâmpagos e trovões. A maioria faz confusão nitidamente. Muitos estudantes, após se formarem, carregam ainda essa dúvida. A maior parte das pancadas de chuva de verão vem com pacote completo: muitos raios, relâmpagos e trovões. De uma forma bem simples, podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem. E os trovões, também chamados de trovoadas, nada mais é do que o barulho que a gente escuta, fenômeno sonoro, muitas vezes assustador.

O que esta aula quer passar? A própria reportagem fez uma reflexão de que toda vez em que for presenciada a chegada de tempestade, olhar para o céu e identificar o tipo de nuvem. Se for a cumulonimbus, é sair imediatamente da praia ou de outros lugares que atraem os raios. Além disso, graças à Geografia, juntamente com outras áreas, foi possível o invento dos pára-raios, mais uma vez concluindo-se que estudar nunca é demais para a mente.



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010