Em 2020, enfrentamos problemas com o coronavírus. Trata-se de uma ampla classe de vírus que, normalmente, é responsável pelos resfriados comuns. Contudo, o 2019-nCoV ou Covid-2019 (no Brasil) — nova cepa descoberta por cientistas — pode gerar graves problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos, além de portadores de doenças cardiopulmonares e pessoas com imunidade baixa.
Para refrescar a memória,foi essa classe que levou às epidemias de SARS em 2002 e MERS em 2012.
O professor de Química pode, se quiser, seguir essa dica de introdução à aula de Funções Orgânicas e fazendo interdisciplinaridade com a Biologia devido à característica bioquímica do vírus, assim como quaisquer outros tipos de vírus: presença de ácido nucleico cercado por uma capa de proteína. Porém, o professor de Química não tem necessidade de entrar em profundo desenvolvimento porque essa parte cabe ao papel do professor de Biologia.
O docente pode se basear na ilustração abaixo para desenvolver a introdução por meio do exemplo do etanol que pertence a uma das funções da Química Orgânica chamada ÁLCOOL. Graças às noções básicas desse assunto, as campanhas de prevenções são eficazes para o vírus não contaminar as pessoas. Por isso, é fundamental o profissional de ensino dizer aos alunos que o estudo da Química jamais pode ser à toa.
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