Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Como iniciar Funções Orgânicas: o poder do etanol e o coronavírus

quinta-feira, 19 de março de 2020




Em 2020, enfrentamos problemas com o coronavírus. Trata-se de uma ampla classe de vírus que, normalmente, é responsável pelos resfriados comuns. Contudo, o 2019-nCoV ou Covid-2019 (no Brasil) — nova cepa descoberta por cientistas — pode gerar graves problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos, além de portadores de doenças cardiopulmonares e pessoas com imunidade baixa.

Para refrescar a memória,foi essa classe que levou às epidemias de SARS em 2002 e MERS em 2012.

O professor de Química pode, se quiser, seguir essa dica de introdução à aula de Funções Orgânicas e fazendo interdisciplinaridade com a Biologia devido à característica bioquímica do vírus, assim como quaisquer outros tipos de vírus: presença de ácido nucleico cercado por uma capa de proteína. Porém, o professor de Química não tem necessidade  de entrar em profundo desenvolvimento porque essa parte cabe ao papel do professor de Biologia.

O docente pode se basear na ilustração abaixo para desenvolver a introdução por meio do exemplo do etanol que pertence a uma das funções da Química Orgânica chamada ÁLCOOL. Graças às noções básicas desse assunto, as campanhas de prevenções são eficazes para o vírus não contaminar as pessoas. Por isso, é fundamental o profissional de ensino dizer aos alunos que o estudo da Química jamais pode ser à toa.



0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010