É muito importante quando o professor inicia um assunto escolar é associar o conteúdo teórico com alguma situação prática do cotidiano de modo a entender, logo no primeiro impacto, o que vem a ser Sociologia.
Essa introdução é dividida em 10 partes, sendo a parte 1 subdividida em 6 subpartes. As dicas podem servir também para nível universitário.
Durante as apresentações, o professor pode pausar e anotar os pontos que considerar de grande importância e usá-los nas aulas dos primeiros dias do ano letivo para os alunos terem noção de que a disciplina não seja vista como algo à toa.
Nesta parte 1, subdivisão 1, serão debatidos exemplos do dia a dia responsáveis pela transformação da sociedade, um dos pilares do estudo da Sociologia. Um deles é a amostra do rosto de uma adolescente que viveu há 9000 anos. A reconstrução da cabeça foi feita por uma equipe de médicos especializados e um arqueólogo experiente em reconstruções. Quando viveu na Grécia, no fim do período Mesolítico em torno de 7000 aC, a região passava pela transição entre uma sociedade de caçadores-coletores e uma que cultivava sua própria comida. Era um período considerado a alvorada da civilização.
O aparecimento de ferramentas foi primordial na transformação da sociedade. O filme famoso 2001: Uma Odisseia no Espaço forneceu uma visão que deve estar próximo da realidade e pode servir de exemplo para o entendimento da Sociologia.
O desenvolvimento de técnicas só foi possível ao homem através da vida em sociedade. Viver em sociedade é participar de muitas produções. Ao fazê-lo, acabamos produzindo a história das pessoas, dos grupos e das classes sociais. O surgimento da internet é outro acontecimento para que acontecesse tudo isso citado anteriormente.
Sem mais delongas, vamos ao vídeo?
Observação: O professor pode dar a pausa e copiar o esquema escrito no quadro branco.
0 comentários:
Postar um comentário
Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.