A dica serve para todos os níveis de profissional de ensino (básico, fundamental, médio e superior).
Não existe fórmula mágica para fazer todos os estudantes brasileiros gostarem de História, apesar dessa disciplina ser de grande importância, pois, graças a ela, surgiram as demais atividades profissionais através de documentos, utensílios, obras literárias, pinturas e objetos artesanais.
Se não fosse o ofício do historiador, não seria possível, por exemplo, a prática da engenharia na construção de habitações, veículos de transporte particular e público, invenções tecnológicas cada vez mais avançadas, até mesmo não teria havido a concretização do ingresso do homem à Lua. Antigos egípcios, antes de Cristo, utilizavam métodos muito simples para a medida de áreas de terreno com conhecimentos básicos de ponto, reta e plano na Geometria, elaboraram fórmulas matemáticas e, assim, temos posse hoje de várias equações na utilização em outras disciplinas - Física e Química.
A introdução motivacional é a ferramenta que pode resgatar a qualidade de ensino, não somente de História, assim como das demais disciplinas. Essa metodologia consiste na abordagem de questões motivacionais, na utilização de notícias de jornais e revistas que contêm assuntos ligados a conteúdos escolares, na apresentação de documentários através de recurso audiovisual e em experimentos práticos de laboratório.
A primeira parte da apresentação aborda perguntas do tipo "Por que estudar História?", Para que serve a História no meu dia a dia?", "Quais áreas de atuação profissional?" e "Por que ela faz parte do currículo escolar?".
As perguntas acima são exemplos de questões motivacionais para que o estudante tenha consciência de que não se aprende História à toa e que tudo tem a ver com nossa vida diária.
Assista, portanto, a primeira parte da apresentação:
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