Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.

Expressões em inglês de uso frequente no cotidiano

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Olá, professores de inglês

Os que já conhecem o site e os que estão acessando pela primeira vez, nunca deixem de visitar constantemente os links anteriores para sempre estarem em dia com a fluência do inglês.

Apesar de vocês terem de seguir as normas curriculares, quer seja na escola pública quer seja na particular, às vezes é possível atribuir um dia reservável para ajudar os estudantes no aprimoramento do idioma - numa conversação, por exemplo - através de treinos com expressões e palavras de grande utilidade, durante um bate papo com os alunos entre si, com os professores, e também, principalmente, com um estrangeiro.

Em paralelo com a gramática da língua inglesa, eis abaixo um atraente vocabulário que possa ser aplicado em atividade de projeto ou exercícios orais. No decorrer das postagens, irei divulgando pouco a pouco expressões que se usam muito no cotidiano.

Essa tática desenvolve a fluência verbal. É muito interessante que haja esses tipos de motivação de modo que as turmas se sintam atraídas mais e mais pelo inglês, por ser uma língua que faz diferença numa contratação empresarial, em ramos de turismo ou, simplesmente, em simples viagens por excursão.

A metodologia é a seguinte: leia todo o vocabulário, quantas vezes necessário; aos poucos memorize-o, em voz alta, de modo a educar o ouvido e a aprimoração da pronúncia e a escrita.

Haverá algumas palavras que podem pedir explicações gramaticais. Portanto, professor, selecione-as e não hesite em explicá-las às turmas.

Exemplos: o uso de AT, em AT SCHOOL e AT HOME; BIG e LARGE, no sentido de grandeza física; e GREAT, quanto ao sentido de grandeza abstrata.

VOCABULÁRIO

FRIEND - AMIGO
AT HOME - EM CASA
BOY - MENINO, RAPAZINHO
GLASS - COPO
AT SCHOOL - NA ESCOLA
BIG - GRANDE (SENTIDO FÍSICO)
VERY GOOD - MUITO BOM
KNIFE - FACA
LARGE - ESPAÇOSO, GRANDE
BOOK - LIVRO
PENCIL - LÁPIS
TABLE - MESA
SMALL - PEQUENO(A)
GIRL - MENINA, MOÇA
FOUNTAIN-PEN - CANETA-TINTEIRO
GREAT FRIEND - GRANDE AMIGO
FOR ME - PARA MIM
NICE GIRL - GAROTA BONITA
GREAT - GRANDE, EMINENTE

Agora, vamos a alguns exemplos do uso do vocabulário:

THEY ARE AT SCHOOL
HE IS AT HOME
I HAVE YOUR SMALL KNIVES
YOU HAVE THE TABLES WHICH I HAVE
HE IS A GOOD BOY
SHE IS A GOOD GIRL
I HAVE TWO FOUNTAINPENS
HE HAS MY PENCILS AND MY GLASSES
YOU ARE A GREAT FRIEND
SHE IS VERY GOOD FOR ME
SHE IS A NICE GIRL
THEY ARE VERY WELL AT HOME
HE IS A BIG MAN

Observação: Deixo sempre claro que é apenas uma sugestão de aperfeiçoamento do idioma, mas o professor pode abusar da criatividade na adoção de outras maneiras de treinar o inglês, ok?

0 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010