Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse nos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade das aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!" (Paulo Freire)

Como incentivar o ensino do idioma inglês

sexta-feira, 8 de março de 2013


Olá a todos os professores de inglês que procuram inovações no ensino. Antes de ler essa terceira dica, volte, caso necessário, à leitura das duas primeiras dicas anteriores encontradas no link http://espadoca.blogspot.com.br/2011/04/ingles.html

Toda vez que escrevo uma postagem nova, sempre antes enfatizo que o objetivo do blog ESPAÇO DOCENTE APRENDIZ é ajudar os professores a ter dicas como alternativas que atraem a atenção dos estudantes.

No primeiro dia de aula, o docente sente uma certa dificuldade de incentivar a turma; por isso, sem mais opções, sai logo atacando o assunto no quadro e, consequentemente, os alunos questionam "Por que e pra que tenho de aprender inglês?" É a tal velha desculpa esfarrapada, através dessa questão, chegando constantemente aos ouvidos de quem ensina.

Quando não se ensina, desde berço, os valores da verdadeira aprendizagem, mais e mais estudantes sempre irão pensar que os assuntos escolares não fazem sentido nas suas vidas.

Vamos, então, a mais essa dica?

Entrar na sala e cumprimentar a turma, todos os professores fazem isso normalmente; e por ser também uma questão de educação, correto? Mas... e em seguida? O que dizer?

1) Diga à turma que vamos aprender um idioma que é imprescindível na comunicação global: a Língua Inglesa. Da mesma forma que se aprende a Língua Portuguesa, o idioma inglês exige também prática através da leitura, da escrita, da audição e da pronúncia. Com esses fatores, haverá evolução, passo a passo, no vocabulário, na gramática, na redação e na conversação. Brinque com eles, perguntando "Estão prontos para começar?" Ou como dizemos em inglês: "Are you ready to start?" (Escreva no quadro para que eles entendam)

2) Dê continuidade à introdução, dizendo que o inglês faz, há muito tempo, parte na nossa vida cotidiana através de termos em inglês que foram incorporados pela língua portuguesa e até hoje são escritos no idioma  original: show, best-seller, software, short. Alguns foram aportuguesados: futebol (football), computador (computer), filme (film).

3) Você, professor, talvez irá perceber sinais de interesse de alguns alunos. Diga a eles que vamos aprender a fazer saudações em inglês, que é um dos primeiros passos para se começar a ter familiaridade com o idioma. Escreva no quadro MEETING PEOPLE (encontrando pessoas), que dá a ideia de se aproximar das pessoas para um cumprimento.

4) Embora a saudação seja a base de qualquer conversa, falar com um amigo não é o mesmo que com um desconhecido. A saudação em inglês pode ser feita com expressões formais ou informais, conforme o nível de relação com o interlocutor. A seguir, vamos aprender as mais comuns.

5) Antes de citar as mais comuns, pergunte aos alunos se eles conhecem algumas expressões de cumprimento em inglês. Caso alguns souberem, escreva no quadro as sugestões deles.

6) Depois, faça uma divisão entre FORMAL e INFORMAL.

FORMAL:
Good morning! (Bom dia!)
Good evening! (Boa noite!)
How do you do? (Como está?)
Pleased to meet you. (É um prazer conhecê-lo)

INFORMAL:
Morning! (Bom dia!)
How are you? (Como está?)
Nice to see you. (Prazer em conhecê-lo)
How are you doing? (Como vai?)
I´ll see you later! (Até logo!)

OBSERVE: 
Hello! é a forma mais habitual de cumprimentar e iniciar uma conversa. Também pode ser usado Hi!, que é a mais informal. Ao se despedir, diga Goodbye ou, se for íntimo, Bye-bye.

Agora, professor, procure outros diversos exemplos de cumprimentos e apresentações formais e informais para dar prosseguimento ao assunto saudações.

7) Agora, professor, apresente à turma as 3 perguntas-chave que sempre estão associadas às saudações:

7.a) What is your name? - Esta pergunta permite conhecer o nome da pessoa com quem está conversando. Para responder, há 2 opções:
7.a.1) My name is + nome.
7.a.2) I am + nome.
Exemplos: My name is Peter Brown ou I am Peter Brown.

7.b) Where are you from? - Use esta pergunta para conhecer a procedência/origem de seu interlocutor. Nesse caso, também existem 2 formas de resposta:
7.b.1) I am from + país de origem do interlocutor.
7.b.2) I am + nacionalidade.
Exemplos: I am from Brazil ou I am Brazilian.

7.c) How old are you? - Para falar sua idade, empregue o verbo To be (Ser/Estar), seguido ou não de years old.
Exemplos: I am 45 years old ou I am 45.

Observação: 
Um erro frequente é dizer simplesmente I am 45 years (sem old)

8) Para a aplicação, apresente aos alunos esse diálogo abaixo, afim de que eles assimilem o assunto, destacando as saudações que foram apresentadas:

MR. BROWN MEETS A FRIEND

Mr. Brown: Hi, Louise. How are you?
Louise: Fine, thanks, Peter. And you?
Mr. Brown: Not too bad. Look! Who´s that?
Louise: It´s the new assistant manager. His name´s John Maxwell.
Mr. Brown: Really! Where is he from?
Louise: I think he is from Liverpool. He´s English.
Mr. Brown: Mmm... sorry Louise, but I have to go.
Louise: No problem. I´ll see you later, Peter.
Mr. Brown: Bye-bye.

Professor, a introdução termina aqui e, na próxima postagem, serão abordados os pronomes pessoais do caso reto: I, You, He, She, It, We, You, They. E também os substantivos.

5 comentários:

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010