Vamos inovar os métodos de ensino para conquistar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade das aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!" (Paulo Freire)

Como iniciar a primeira aula de Língua Portuguesa

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Iniciar Língua Portuguesa

1) Antes de dar início às dicas, gostaria que os professores lessem primeiramente esse texto introdutório:

Professor, quantas vezes seus ouvidos são bombardeados por essas frases abaixo?

A aula de Português é chata!
Não consigo aprender português porque a gramática é muito complexa!
Os textos de interpretação são extensos e difíceis de interpretá-los!
Por que preciso aprender português?!

Manifestações como essas, citadas acima, saem constantemente de muitas vozes estudantis, espalhadas por quase todo território nacional, invadindo, sem parar, os ouvidos docentes.

Por que alguns têm repugnância pelo próprio idioma do seu país? Preguiça de ler seria o fator predominante? Na minha experiência de magistério, esse fator não é a resposta mais sensata para ser única apontada como causa.

Para saber as causas do desinteresse pela leitura, é preciso buscar respostas no próprio ambiente escolar e, principalmente, na esfera familiar. Ninguém nasce com predisposição genética que indique desgosto em aprender a usar melhor as palavras. Existem doenças neurológicas que já nascem com o indivíduo e prejudicam o processo de alfabetização.

Não resta menor dúvida que o desinteresse pelo estudo da Língua Portuguesa vem tanto da deficiência do ensino básico, em algumas escolas, quanto da falta de acompanhamento de alguns pais que, supostamente, não conseguem ver importância na educação escolar dos filhos.

É lamentável ouvir desculpas sem fundamento de alguns estudantes que ousam em dizer que não têm paciência para leitura. Pior ainda é quando um aluno julga desnecessário escrever corretamente para não ser tachado de "certinho". Inaceitável pensar assim. É puramente falta de interesse, de cultura geral e orientação familiar.

Antes da invasão da internet em milhares de lares de todo canto do país, erros de português, dos mais brandos aos mais absurdos, eram mais presenciados (e ainda são) em diversas placas de ruas, planfetos, jornais, livros e revistas, mas só conseguiamos, na época, ter conhecimento desses fatos na hora da passagem pelos locais que expõe as palavras mal escritas em placas comerciais, anúncios de grande porte colados em murais e planfetos de campanhas, por exemplo, inclusive até alguns livros escolares expõem erros ortográficos, embora seja de ocorrência rara devido aos cuidados dos autores na parte das edições.

A chegada da internet e a repercussão massiva dos meios de comunicação espalharam de uma só vez, os descuidos que muitos têm com o nosso idioma pátria tão presente em diversos concursos e também atuante na seleção de candidatos no mercado de trabalho.

Existe um enorme pensamento equivocado que se forma na mentalidade das pessoas, do ensino fundamental à fase universitária, que a Língua Portuguesa deve somente ser desenvolvida pela esfera docente. É só uma desculpa esfarrapada que os desinteressados e preguiçosos criam para ocultar o ponto fraco que julgam ter na cabeça em relação à disciplina.

Outra ideia inteiramente errônea é rotular o nosso idioma como objeto descartável: recebe mais atenção em épocas de concursos e quando o candidato alcança a pontuação necessária para ser admitido no cargo que escolheu, se orgulha depois ao dizer que esqueceu tudo que aprendeu de gramática e interpretação de texto que se dedicou incansavelmente em cursos preparatórios e no próprio lar.

Não é preciso pertencer à equipe de magistério para ser um bom leitor, ser fã da escrita correta e conhecedor de regras básicas de gramática.

2) Vamos então às dicas?

Para prender a atenção da turma, logo no primeiro dia de aula, escrevi esse texto como sugestão aos professores de Língua Portuguesa para ser usado como debate com os alunos:

A Língua Portuguesa é vista equivocadamente como uma disciplina muito complexa por haver tantos acentos, verbos, pontuações e regras gramaticais infinitas que dificultam o entendimento, e muitos estudantes se queixam por não ter aprendido, durante toda a vida escolar, a interpretar texto e assimilar as estruturas da norma culta da língua.

Para entender de vez o papel importantíssimo que a Língua Portuguesa representa, eis uma entrevista de emprego feita inusitavelmente por uma dentista e direcionada a uma candidata à atendente, num consultório odontológico:

- Você tem experiência como atendente, secretária ou recepcionista?

- Sim, trabalhei como auxiliar de administração no escritório de contabilidade de um supermercado. Eu era encarregada de anotar todo o balanço no final de cada mês, anotava chegada de mercadorias e ficava responsável no recebimento de notas fiscais.

- E por que você saiu desse escritório?

- Remanejamento de funcionários e contenção de despesas.

- Sim, entendo. E por que veio se candidatar ao emprego de atendente?

- Eu estava lendo a seção de empregos num jornal e parei no anúncio referente a essa vaga de atendente que tem a ver com minha função.

- E por que você acha que irei aceitá-la trabalhar aqui em meu consultório?

- Por causa das minhas funções que eu desempenhava com responsabilidade, e pela facilidade de comunicação com o público tanto na forma de compromisso profissional quanto no tratamento afetivo.

- Correto. Você sabe mexer no computador?

- Sim, sei.

- Ligue-o pra mim, pode ser?

- Sim, claro.

(1 min depois)

- O que você sabe fazer nele?

- No meu outro emprego, as minhas funções eram executadas no Excell e no Microsoft Word.

- No Word, não é? Hummm...vejamos...Você pode abrir o Word?

- Sim, claro.

5 segundos depois, com o Word aberto, a dentista quis fechar a entrevista com a seguinte solicitação (quase uma exigência) à candidata:

- Agora, com o teclado a sua disposição, digite pra mim por que você quer esse emprego.

A candidata criou alguns cubinhos de gelo em quase todo o corpo. Apesar de algum nervosismo, atendeu a exigência da dentista, produzindo o texto:

"Li o anuncio num jornal na sessão de empregos q oferecia uma vaga de atendente de consultorio odontógico q tem haver c/ minhas abilidades.
Eu gostaria muito de ganhar o emprego pq naum quero ficar muito tempo longe do mercado de trabalho, tenho 2 filhos, sou separada, muitas contas p/ pagar, busco ser indepedente. O trabalho anterior me deu base p/ proseguir no ramo de adiministração."

Analisando a situação:

A dentista foi criativa na forma de entrevistar a candidata. Nota-se que a aspirante à vaga de antendente respondeu objetivamente às perguntas da empregadora, dentro das suas possibilidades. Entretanto, o destaque maior encontra-se na fase final da entrevista: a candidata mostrar à profissional de odontologia que sabe utilizar as funções básicas do computador. Era somente esse o propósito? Ou a ortografia foi levada também em conta? A criatividade se traduziu exatamente na avaliação da Língua Portuguesa na parte ortográfica.

Será que a dentista foi muito radical na entrevista à candidata?
Até na candidatura à atendente, exige-se a escrita correta?
Com que finalidade a dentista usou a entrevista inusitada?

Respondendo às questões, o nível de radicalidade depende da visão de cada um. A postura da empregadora não pode ser considerada absurda, pois cada empresa, firma, consultório e até alguns estabelecimentos comerciais têm a sua maneira de selecionar candidatos a vagas numa determinada função.

Ela apenas adotou critérios de avaliação considerados peculiares, de acordo com o perfil, digamos, ideológico, característica dela própria. O recurso de usar como prova a ortografia é uma ideia excelente porque mostra que a dentista leva a sério o seu ambiente de trabalho.

Os próprios currículos, elaborados pelos candidatos, são analisados rigorosamente quanto aos erros de português, uma exigência batizada há muitos anos pela maioria dos organizadores na seleção de emprego.

Resultado: a candidata, provavelmente, não conseguiu o emprego desejado. Ela pode ter se saído bem na linguagem falada, mas na escrita...

Pela análise, ela cometeu erros imperdoáveis e inaceitáveis por concursos e empresas que trabalham seriamente na seleção de candidatos: usou o internetês em hora inapropriada para quem tinha grandes chances de ganhar a vaga; não acentuou algumas palavras; houve erros ortográficos; usou uma palavra, apesar de escrita corretamente, não adequada ao significado.

O professor pode usar esse grande exemplo para mostrar aos alunos a importância de aprender a falar e a escrever corretamente.

Ele pode trabalhar com os alunos o texto feito pela candidata e pedir-lhes que corrijam os erros cometidos:

1) anuncio (faltou o acento agudo no U)

2) sessão (depende do contexto, pois existem ainda seção e cessão. No texto, o correto seria seção)

3) q (uso de abreviações encontradas em redes sociais, e-mails, mensagens instantâneas no MSN, por exemplo. O que custa escrever QUE?)

4) consultorio (onde está o acento agudo no O?)
5) odontógico (dois erros encontrados: uso incorreto do acento agudo no O e faltaram as letras L e O)

6) haver (o certo é a ver)

7) abilidades (faltou H no início)

8) c/ (só pode ser tolerado em trocas informais pela internet; o mesmo acontece com o q de QUE)

9) pq naum (o internetês jamais é permitido num documento formal, principalmente numa entrevista de emprego realizada escritamente ou em redações; portanto, escrever PORQUE NÃO é o mais sensato)

10) indepedente (independente, certo?)

11) proseguir (prosseguir)

12) adiministração (o D é mudo, sem o I; logo, administração)

Para finalizar, é extremamente fundamental deixar claro aos alunos que até um acadêmico de mais alto nível pode cometer alguns deslizes na escrita e na fala. É um ser humano também e, por isso, é natural que pode acontecer, tendo, porém, a atitude de reconhecer o erro e corrigi-lo de imediato.

Se um grupo de alunos insistir que não aprecia a Língua Portuguesa, é preciso dizê-los que o nosso idioma conta muitos pontos na hora de avaliar currículos, de conquistar vagas em diversos concursos públicos, inclusive em alguns vestibulares que adotam questões apenas discursivas, além de ensinar a redigir uma carta de apresentação como possível porta de entrada para um emprego de alto nível.

Todo mundo tem a falsa impressão de que conhece o Português muito bem e acaba deixando de lado. Isso é um erro. Por ter um peso muito grande, é ele que diferencia muitos candidatos.

41 comentários:

Marcos Vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luana disse...

Marcos eu adorei a idéia do blog, porém eu já notei algo, na nossa cultura comentar não é bem difundido, não sei se é por ócio ou porque não somos incentivados, porém se o assunto fosse futebol , funk ou algo assim você teria muito mais comentários.

Marcos Vinicius disse...

Oi, Luana, tudo bem com você?
Primeiramente um Feliz 2012 com muita saúde, paz, felicidades e $$$$$, rs.

Embora eu não possa exigir os comentários de grande parte dos leitores, quando fiz o blog, eu realmente esperava que fosse receber alguns comentários para ver se a minha ideia estava dando retorno positivo, pois a minha intenção é ajudar os professores que possuam dificuldade de iniciar uma aula e de prender a atenção da turma.

Eu acredito que meu blog seja lido porque eu o divulgo no Facebook, Orkut e alguns sites agregadores de links.

Eu concordo que no país em que vivemos os professores são pouco valorizados, já que a educação não é prioridade para a maioria dos nossos governantes. Mesmo assim, faço minha parte.

Obrigado de coração pela visita e seu comentário.

Abraço.

Reys disse...

Adoreia a sugestão! Aplicarei no início do ano letivo de 2012!

Amanda Araújo disse...

Olá, acabei de descobrir esse blog e adorei o conteúdo. Sou professora de Português há pouco tempo e estou encontrando minha didática,vim em busca de ideias pois minha experiência é pouca, fato é que já estou decidida a fazer diferença nas minhas aulas e auxiliar meus alunos a serem cidadãos desalienados e críticos no mundo. Gostei muito dessa dica, com certeza a aplicarei nas turmas com as quais trabalho.
Muito obrigada por dividir suas ideias, me ajudaram muito e já fizeram de mim leitora fiel do blog.
Abraço!

Marcos Vinicius disse...

Oi, Amanda, tudo bem?
Muito obrigado por ter visitado meu blog e lido essa dica de como introduzir uma aula de Língua Portuguesa, com o objetivo de convencer o estudante da importância de se aprender essa disciplina tão exigida em quase todos os concursos, vestibulares, inclusive para se candidatar a emprego. A minha intenção é tirar da cabeça do aluno a ideia errada de que os conteúdos não servem para a vida profissional, porque a maioria deles tem a mania de questionar de forma negativa as razões de se aprender a norma culta do Português, porém não passa de desculpas que eles inventam por acharem difícil. Irei postar mais dicas até completar todos os assuntos, e fico feliz por seguir o blog.

Um abraço, Feliz Natal e ótima entrada de 2012 para 2013.

Marcos Vinicius disse...

Olá, Reys, tudo bem?

Espero que essa dica tenha lhe ajudado transmitir aos seus alunos a introdução da primeira aula no inicio do ano letivo. Em breve, postarei mais dicas até completar todos os assuntos, ok?

Um abraço, Feliz Natal, boa entrada para 2013.

Anna Carolina disse...

Adorei! Parabéns!
Com certeza vou partir dessa postagem para iniciar a primeira aula de português do ano. Gosto sempre de usar recursos e atividades diferentes.
Obrigada,
Anna

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Oiii, Anna Carolina, tudo bem?

Obrigado pela visita e comentário. A partir da semana próxima (dia 4 de fevereiro de 2013), estarei dando continuidade às dicas sobre as aulas de português, bem como nas demais disciplinas. Trabalho em projetos que se baseiam nas postagens que escrevo no blog e espero que sejam úteis para todos os lecionadores que buscam aprimorar o ensino.

Um abraço e bom retorno às aulas.

tavares disse...

Olá Marcos, tudo bem? Somente hoje descobri seu blog mas ainda em tempo, essa será minha primeira aula com a turma do 1° ano na segunda-feira. Obrigada pela contribuição.

' Elaine Locatelli disse...

Gostei muito, valeu pelas dicas.

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Tavares, como vai?

Escreverei a segunda parte dessa introdução para que os alunos se conscientizem da importância da aprendizagem do nosso idioma ainda em fase de valorização e, consequentemente, eles tenham o bom hábito de interpretação de texto e saberem elaborar redação.

Um abraço e espero que essa dica tenha sido de grande utilidade no primeiro dia.

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Elaine.
Muito grato pela visita e comentário. Espero que a dica possa ser útil como introdução ao aprendizado da Língua Portuguesa. O meu trabalho se baseia na ideia de transmitir ao estudante a ideia de aprender apenas por aprender, e não usá-la somente para obtenção de nota e passar de ano. É melhor estar preparado, mesmo que a oportunidade ainda não chegue, do que ter oportunidade e não estar preparado.

Um abraço!

Ailza Mércia disse...

oi. só agora encontrei este espaço bacana onde constam boas dicas para se trabalhar a nossa língua. Amei a entrevista supracitada. vou trabalhá-la e minhas aulas.
Ailza Mércia

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Ailza, tudo bem?

Obrigado pela visita e comentário. Assim que o ano se iniciar semana que vem, a partir do dia 18 de fevereiro, estarei postando novas dicas. Eu trabalho num projeto que tenta resgatar o verdadeiro ensino nesse país que lê tão pouco, e as pessoas precisam valorizar mais a nossa língua portuguesa.

Abraço!

deia disse...

Mais um argumento pra utilizar com nossos alunos. Achei ótimo!!!

LÚCIA ROSA disse...

Achei ótima a dica para a primeira aula, trabalho na EJA e esta dica é muito prática e permite fazer ganchos com outros textos, inclusive esta semana fiquei sabendo que há música explorando o internetês.

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Deia, tudo bem?

Obrigado pela visita e comentário, e espero que essa dica resulte em um grande retorno de aprendizagem vindo de seus alunos. Estou trabalhando para a próxima postagem e em breve estará aqui para dar continuidade às dicas.

Abraço e boa sorte.

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Lúcia Rosa, tudo bem?

Seu elogio, assim como dos demais colegas docentes que visitam o blog e aplicam as dicas postadas, dão incentivo e ânimo para dar seguimento na elaboração de metodologias de ensino e, para mim, é um trabalho que amo fazer. Assim que eu terminar de fazer a próxima dica, irei publicar aqui. Quanto ao internetês, esse idioma virtual está cada vez mais sendo considerado um tipo de linguagem escrita do tipo regional, já que o ambiente virtual é uma região, assim como existe a língua regional específica de cada estado brasileiro. Nós devemos deixar claro na cabeça do estudante que o internetês não pode sair das redes sociais e querer invadir as redações.

Um abraço e boa sorte na sua aula no EJA.

Thainá Costa Barreto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, caros professores.

Aos poucos estou construindo inovações sobre como ensinar de forma mais motivadora. Quero aproveitar e desejar a todos uma Feliz Páscoa e bom descanso nesse feriado.

as_railson disse...

Essa dica foi de suma importancia para mim que vai entrar na sala de aula pela primeira vez, desde ja agradeço e lhe digo que vou utilizar esse exemplo para ter esse primeiro contato os meus alunos

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, as_railson, tudo bem? Obrigado pela visita e comentário.

O meu maior objetivo é fazer com que a introdução de um assunto seja feita de forma incentivadora para o aluno e assim ele possa enxergar o ensino com visão de qualidade. Assim que eu tiver tempo mais livre, irei trabalhar com videos relacionados a diferenças entre método renovado e método arcaico.

Um abraço e sucesso nas aulas, e assim que puder divulgue um comentário seu sobre a aplicação da minha dica, ok?

Petit Comtê disse...

Boa noite Marcos,meu nome é Italo, gostei muito do conteúdo do blog, estou me preparando para ser professor de Língua Portuguesa e confesso que isso me preocupa.
Penso como me darei com os alunos? Como o Português será recebido? Como serei avaliado? Qual a metodologia mais adequada para usar.
São estas pequenas dúvidas que me preocupam. Bom gostei bastante das dicas.
Parabéns pela Iniciativa!

Vitor Hugo disse...

Gostei da iniciativa Brother, sou professor de português (iniciante) e digo com toda sinceridade, me foram de grande valia as dicas e ajudas aqui presentes!
Parabéns e muitíssimo obrigado!

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Ítalo, tudo bem?

Elaborei essa dica porque realmente é muito complexo o ensino da Língua Portuguesa, assim como qualquer disciplina, pois exige domínio completo de quase todos os conteúdos e também a forma de transmiti-los. É exatamente neste último quesito que nós, professores, temos que potencializá-lo. Os alunos são ótimos para fazer um raio-X do nosso perfil e se mostrarmos a eles segurança de ensinar, através dessa dica, por exemplo, tenha a certeza de que receberá deles toda a admiração.

O que é mais difícil é como iniciar a primeira aula, e ganhando segurança de si, nas aulas seguintes não haverá receio.

Em breve, postarei novas dicas, ok?

Um abraço!

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Vítor Hugo, tudo certo?

Fico feliz por seguir a minha dica e espero que tenha servido de grande apoio para a primeira aula. Eu também, quando era iniciante, tive dificuldade de como chegar à sala pela primeira vez e conversar com os alunos sobre os conteúdos dos bimestres.

Confesso que dava uma grande insegurança, e somente com o tempo a experiência na atividade regente vai se evoluindo até um certo ponto de equilíbrio emocional e cognitivo.

Boa sorte e um grande abraço! Em breve postarei novidades.

Érwelley Escritora disse...

Boa noite professor Marcos!
Descobri seu blog por acaso ontem, e gostei muito.
Sou estudante do quarto semestre do curso de letras, português/inglês.
Meu intuito é conseguir cada vez mais conhecimento, adquirir maior segurança para
ministrar aulas, pois mesmo sendo estagiária, sinto insegurança, receio de não conseguir
ser clara, objetiva, segurança ao passar a matéria.
Gostei muito das dicas, espero aprender muito mais com a sua ajuda.
Muito obrigada!

Érwelley Andrade

Fiorela disse...

Gostei!!!! Vou utilizar com meus alunos. Obrigada pela dica. Fiorela

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Boa tarde, Fiorela.

Obrigado de coração pela visita e comentário.

Espero que essa dica seja de grande ajuda na introdução de sua aula. O objetivo em destaque é sugerir aulas de introdução de qualidade, para que os alunos tenham consciência da importância da aprendizagem da Língua Portuguesa, não somente por causa dos concursos, e sim com a intenção da valorização da leitura e da escrita, ferramentas essenciais formadoras de pessoas com senso crítico.

Abraço!

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, Érwelley Andrade, tudo bem?

Na minha fase de estagiário, eu também tinha dificuldade de transmitir conteúdos a turmas de várias séries, e por mais que existam bons cursos de formação de professores, é a prática constante de ensinar que nos domina e nos transforma em profissionais com boa dicção.

A grande preocupação é a introdução da primeira aula no primeiro dia do ano letivo para que nas aulas posteriores, os alunos não exponham desculpas sem sentido de não quererem aprender.

Em breve, na volta às aulas, publicarei mais dicas de ensino de boa qualidade e que eles tenham consciência de aprender por aprender como garantia, e não apenas por causa de provas e exames de concursos.

Abraço!

Unknown disse...

Adorei a ideia!
Parabéns e obrigada por compartilhar!
Professora Rosa

Marcus disse...

Excelente atividade. Com certeza vou utilizar com meus alunos. Parabéns!

Silvana Sousa disse...

Excelente texto para ser trabalhado no 1º dia de aula. É importante que o aluno perceba o valor de estudar e levar a sério o uso da nossa língua. Parabéns! Era o que eu estava procurando. Obrigada!
Professora Silvana

Maria disse...

Descobrir seu blog pesquisando para o 1º dia de aula.
Gostei muito era isso que procurava, vou utilizar com as minhas turmas. obrigada.

rosa direito disse...

Adorei este texto e vou utilizá-lo agora em 2014! Parabéns professor pelo seu blog.

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Bom dia, Rosa e Maria

Fico feliz pela visita e comentário de vocês. Em breve, irei atualizar o blog com mais dicas. E toda vez que recebo comentários sobre sugestões de metodologia de ensino, sempre deixo claro que o objetivo é ajudar professores como iniciar a aula no primeiro dia do ano letivo, pois sempre ficamos com dúvidas em relação à introdução da primeira aula. É muito válido quando conversamos com os alunos acerca da importância do estudo da Língua Portuguesa. E justamente, a introdução de forma motivacional consegue despertar o interesse deles.

Abraço e boa sorte nas suas aulas. Depois me contem como foi a primeira atuação de vocês com essa dica, ok?

Marcos Vinicius M. Cavalcante disse...

Olá, professores Marcus e Silvana Sousa

Fico feliz pela preferência das dicas de aula de introdução da Língua Portuguesa do site Docente Aprendiz e são fundamentais para serem trabalhados no primeiro dia do ano letivo, para que os estudantes se conscientizem das razões de se aprenderem os conteúdos de grande participação em vários concursos públicos, inclusive os do ENEM e de demais vestibulares.

Leio, logo existo disse...

Olá! Gostei da sugestão. Vou aplicar essa dica para despertar o senso crítico nos alunos. Abraços!

Postar um comentário

Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.

 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010