A dica pode servir para introduzir a disciplina no primeiro dia do ano letivo ou em qualquer outro dia quando o professor muda de escola, por exemplo.
Quando o aluno conhece a Literatura pela primeira vez, geralmente pergunta-se a ele o conceito dela:
1) Vocês já ouviram falar de Literatura?
2) Por que a disciplina pertencente à Língua Portuguesa faz parte do ensino escolar?
3) O que o aprendizado dela pode trazer de importância fora da escola?
4) Vocês sabiam que a aprendizagem literária ajuda no desenvolvimento do raciocínio da mesma forma quando se aprende matemática, física, química e a própria língua portuguesa por trabalharem com interpretação intensamente?
Então, são inúmeros questionamentos de motivação e em seguida pode-se usar o seguinte pequeno texto abaixo:
A literatura é anterior à escrita e aos livros. Muito antes de surgir o alfabeto, já existiam composições literárias transmitidas oralmente de geração em geração e recitadas com acompanhamento de música e dança, em ocasiões festivas.
Esse fenômeno não é estranho a muitas das civilizações primitivas. E a Europa invadida pelos bárbaros responsáveis pela queda de Roma, no século V, sofrerá o mesmo processo. o surgirem, na Idade Média, os manuscritos e, mais tarde, a imprensa, os poetas já terão longa experiência e tradição. E enriquecerão suas atividades criadoras através da sucessão das escolas literárias e do desenvolvimento dos gêneros e formas em que se exprime a Literatura.
Quanto aos gêneros (o lírico, o dramático, o narrativo e o didático), a literatura européia reaproveitou as formas greco-latinas e inovou com originalidade. Formas importadas, como a tragédia e a epopéia, entre muitas, aparecerão ao lado de outras típicas, o soneto, o drama romântico e o romance, por exemplo.
Para finalizar essa introdução motivacional, o professor pode mostrar alguns exemplos de poesias e prosas de alguns gêneros citados acima para que o aluno já comece logo a se familiarizar com a disciplina no primeiro dia de aula. E nos próximos dias do bimestre, a aula pode se desenvolver normalmente de acordo com o método específico do professor.