A introdução motivacional é uma boa sugestão que ajuda ao estudante entender o assunto em associação com situações cotidianas.
Antes de desenvolver a aula com conceitos, definições e princípios, que são os elementos teóricos, o professor pode utilizar notícias de jornal, revista, videoaulas com recursos audiovisuais, ou então contos de fatos ocorridos momentos antes de serem abordados em sala de aula.
Movimento Circular faz parte da unidade Cinemática, da disciplina de Física, e estuda um objeto ou ponto material que se desloca numa trajetória circular.
O professor de Física pode se basear numa matéria de jornal sobre a roda-gigante da Zona Portuária do Rio de Janeiro. No artigo em anexo, estão sublinhadas as especificações das grandezas físicas tempo e velocidade da trajetória circular da atração.
O objetivo é mostrar que o movimento circular não é estudado à toa e, se não fossem as noções básicas de Física, a roda-gigante entre outros objetos que realizam esse tipo de movimento jamais seriam possíveis de serem construídos.
Com os dados informados, a ideia é calcular o diâmetro e o raio do brinquedo. Dessa forma, a aula se torna bem interativa e fazendo o estudante unir teoria e prática estreitamente.