A quarta e última parte de como a História pode ser introduzida de maneira motivacional para despertar o interesse da turma, no primeiro dia do ano letivo, ou em caso de o professor recém ingressado numa escola ou faculdade, após alguns dias ou meses da primeira data letiva.
A dica serve a partir do ensino fundamental até o superior, este geralmente para alunos do primeiro período.
A videoaula informa as divisões da História em: História Geral e História do Brasil. É uma sugestão para que o aluno identifique um fato pertencente a sua divisão. Por exemplo, no final da Idade do Ferro, a escrita se estreia, dando início à história propriamente dita. Ou, então, a abdicação de D.Pedro I ocorreu no período imperial da História do Brasil.
A divisão mostrada pode ser usada durante todo o ano quando um novo assunto, até mais de um, é apresentado por bimestre.
Portanto, mais uma vez, o objetivo da dica apresentada no vídeo é fazer o estudante entender por que a História deve fazer parte do ensino escolar para que ele saiba, por exemplo, que uma crise de hoje é resultado de causas ocorridas em algum tempo bem remoto.
No primeiro dia, o professor pode escrever, no quadro, as divisões e, em seguida, as perguntas do tipo "Por que devemos saber História do Brasil?", "Quais são os personagens marcantes?", "Em que período da História Geral o Brasil foi descoberto?".
Para o entendimento completo, vamos ao vídeo?