Uma das coisas que aprendi nesses vários anos de magistério para o Ensino Médio é que o conceito de um professor "bom" para os alunos é totalmente diferente de um professor "bom" para a direção
No passado, um "bom" professor era um professor exigente, porém atencioso com a turma. Não faltava, suas aulas eram densas, passava "muita matéria". Pedia bastante tarefas pra casa e trabalhos. Sua aula era séria, porém instigante. Na aula a disciplina era rígida, nada de bonés, fones de ouvido, mp3, mp4 e similares ou conversas fora de hora.
Hoje, dificilmente esse professor seria considerado "bom" para os alunos. Seria tido como "caxias", "ranzinza", "chato". Não ganharia o "diploma" que os professores "nota 10" da escola que a professora que criou o tópico citou
Esse ano mesmo numa enquete aqui na escola os alunos mencionaram que não gostavam da aula de um colega. Sabem qual foi o motivo? "Ele não falta", falaram os alunos.
Hoje, a visão é outra. Professor "bom" não passa muita matéria, deixa entregar trabalho digitado (afinal é mais fácil né?). Falta de vez em quando (até porque ninguém é de ferro). Trabalho fora do prazo? Por que não ? (esse professor é maneiro). Conversar e ficar contando piadas ao invés de dar aulas? (quero fazer esssa matéria com esse professor). Que tal ficar ouvindo músicas na aula (boa a aula desse professor). Ou quem sabe liberar a turma mais cedo?
O professor "do passado" talzez ficasse triste pois não teve o reconhecimento do seu trabalho. Ele ficou sem "diploma professor nota 10". Pior, somente no futuro é que irão reconhecer e até sentir falta da maneira que ele dava aulas, mas aí ele já vai estar aposentado e não vai ter ninguem pra bater palmas pra ele.
Mas mesmo assim acho que ele sairá satisfeito para a aposentadoria. "Combateu o bom combate". Não fez "macaquices" pra agradar aluno afinal fez faculdade pra ministrar aulas e não pra animador de circo. Não recebeu tapinhas nas costas ou bilhetinhos afetuosos, mas deixou aos estudantes valores e conceitos importantes nas suas futuras vidas profissionais. Eu costumo dizer aos meus alunos: "me acham rude? esperem até vocês verem os seus futuros patrões"
Escola não é só pra ensinar Matemática, Biologia, Português...Também é pra ensinar a ser gente. Ensinar a ter responsabilidades, horários, postura...
Mas nem todos os professores que ensinam esses conceitos são muito "populares"