Apresentar vídeos relacionados a conteúdos de aula é uma forma de estimular o aprendizado, fortalece a assimilação das informações e conduz a debates facilitando rápido o entendimento.
O ideal é usar documentários em vez de filmes de longa metragem para fazer a turma prestar mais atenção.
As perguntas de motivação são úteis para iniciar a aula de maneira motivadora porque despertam maior interesse e são dadas após apresentação de vídeo-aula, ou podem ser utilizadas isoladamente, dependendo do tipo de assunto adequado para tal modalidade de introdução.
Na disciplina de Sociologia e na de Filosofia, por exemplo, as perguntas de motivação são muito bem-vindas quando se trata de abordar aula sobre ÉTICA e MORAL. A razão disso é porque muitas pessoas não sabem exatamente o significado de ÉTICA, muito menos das variantes da MORAL (moral, imoral e amoral). Seria mais interessante ainda exibir um vídeo sobre o assunto. E depois, o professor faz as seguintes perguntas às turmas:
- O que é ética?
- O que é moral, imoral e amoral?
- Todas as pessoas são éticas?
- Existe algum ser humano que não é ético?
- Não ser ético e antiético são a mesma coisa?
Para saber mais, vamos ao vídeo:
0 comentários:
Postar um comentário
Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.