Imagina o professor andando na rua, entrando em algum comércio, ou mesmo estando na própria residência e, de repente, observa alguma coisa num desses lugares e deduz que pode ser de grande utilidade e levar para a sala de aula por se identificar com algum capítulo de matéria escolar.
Quando se usa uma dessas alternativas na introdução motivacional (rua, estabelecimento comercial, residência), o estudante toma consciência de que qualquer disciplina não se encontra só na escola. A falta de debate sobre isso faz ele ter ideia errada de que qualquer assunto transmitido pelo professor não tem correspondência com ações cotidianas do dia a dia. A disciplina Artes, por exemplo, está em toda parte: desenhos e cores em letreiros de comércios, formas geométricas obrigatoriamente perceptíveis vistas em todos os lugares.
O estudante se desloca da casa para a escola e, ao olhar uma simples árvore, não pensa no papel dela no controle de poluição. Para ele, qualquer árvore serve apenas de enfeite para embelezar as ruas. Se o professor diz a ele que se não fossem as várias árvores nas ruas, todo mundo iria sofrer consequências graves de poluição: doenças pulmonares e ardência forte nos olhos.
Seria interessante o uso de perguntas de motivação do tipo "Você sabia que quando se entra em um supermercado, é possível encontrar a maioria das disciplinas escolares?" É isso que precisa ser falado e, assim, o estudante terá noção da importância do estudo que não é restrito só na escola.
Na residência, a Matemática, a Química e a Física estão muito presentes. A fervura da água é um fenômeno físico, o cozimento de um ovo é um exemplo de fenômeno químico. Cada cômodo de uma casa lembra as formas geométricas espaciais por possuírem três dimensões - comprimento, altura e largura. Se não fosse a hidrostática, seria impossível a água chegar às torneiras.
Portanto, se a introdução motivacional for bem explorada, o ensino sofre uma grande evolução e não pode ficar presa a métodos convencionais.
Para saber mais, vamos ao vídeo:
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Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.