O QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PODE FALAR EM SALA DE AULA QUANDO NÃO ESTÁ ATUANDO NA QUADRA COM OS ALUNOS?
Se o professor deseja ser um bom profissional, é recomendável assistir à apresentação até o final.
Esta parte 1, com duração de quase 1h04min, aborda conceito e definição de saúde, atividades esportivas cotidianas e por que a educação física é considerada disciplina obrigatória.
É muito importante o professor conversar com a turma sobre a disciplina ser ensinada também na teoria.
Na modalidade antiga, a predominância eram aulas práticas. A teoria era realizada em pouco tempo e restrita apenas na explicação de regras de jogo - de futebol. handebol, basquete e vôlei.
Devido ao avanço de pesquisas científicas, com aquisição de novas informações ligadas à saúde e adoção de novos métodos de transmissão de conhecimento, a apresentação teórica tem sido cada vez mais requisitada.
No vídeo, é debatida a definição de saúde cuja questão é a representada abaixo e pode ser utilizada na aula teórica:
Um indivíduo com saúde deve possuir:
( ) nenhuma doença contagiosa
( ) um plano de saúde
( ) perfeita harmonia biológica, psíquica e social
( ) algum tipo de atividade física diária
( ) um bom emprego
Há outra questão apresentada sobre um velho inimigo do ser humano:
____________________ é um velho inimigo do ser humano. Ela prejudica o rendimento em todas as áreas de atuação, afetando, portanto, os compromissos profissionais até os pessoais. A resposta na linha é ANSIEDADE.
Quanto às atividades esportivas cotidianas, temos a caminhada, a corrida, andar de bicicleta, inclusive um bebê passeando de carrinho é também uma atividade do dia a dia, por estar associada à exposição ao sol para ativar a vitamina D, nutriente super responsável no desenvolvimento dos ossos, assim como acontecem também nos exercícios anteriores citados. Outro exemplo é a gestante andando na rua cuja atuação é considerada também como atividade física por causa da vitamina D.
Outro ponto é recomendar o professor a falar de algumas razões de a educação física fazer parte do ensino escolar porque condiciona, principalmente, bom rendimento nos estudos. Como o cérebro de crianças e adolescentes não tem ainda a maturidade desenvolvida completamente, a educação física vai fazer o papel de estimular o corpo para o amadurecimento do sistema nervoso se manifestar mais cedo e, assim, o cérebro se rejuvenesce constantemente.
Para saber mais, assista ao vídeo:
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Para o espaço estar a todo vapor, vai depender da participação de cada professor, através de debates, para saber se o nosso trabalho está sendo de grande utilidade. Lembre-se, Mestre: O blog é seu também.