Vamos inovar os métodos de ensino para despertar o interesse dos alunos

Professores novatos e os de longa estrada encontrarão preciosas dicas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas e a participação dos alunos, transformando-os em questionadores e formadores de opinião.

O objetivo é trocar experiências, conteúdos, críticas e sugestões, de modo que os profissionais de ensino fiquem por dentro de como se inicia uma aula incentivadora, sem dar espaço a métodos ultrapassados

Aprender por aprender e não somente aprender por causa de avaliação.
A informação é a melhor arma que enriquece o conhecimento
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

DICA DE AULA PARA ENSINAR PALÍNDROMOS



Uma dica para quem quiser debater em sala de aula sobre Palíndromos.

O profissional de ensino pode utilizar o exemplo da imagem para introdução motivacional: dizer à turma que, muitas das vezes, lemos vários textos em postagens na internet, em jornais, revistas e livros, e não percebemos as palavras ou números lidos em sentido inverso, e a mensagem permanecer inalterada. Outro exemplo, muito conhecido, é a frase "Amo Roma".

Mesmo se o assunto não fizer parte do conteúdo num determinado bimestre, seria interessante comentar com os alunos, pelo menos por curiosidade, por causa de ter sido publicado e visto acidentalmente durante tour pela internet.
Leia o texto completo

A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO MOTIVACIONAL


A introdução motivacional é a ferramenta sugestiva que conscientiza o estudante de nunca considerar inútil um determinado assunto dado em sala de aula.

Questionamentos do tipo "Para que preciso saber isso?" é corriqueiro nas queixas de grande parte dos alunos que tentam camuflar a dificuldade de aprendizagem ou total desinteresse por quase todas as aulas.

A introdução motivacional consiste em associar um capitulo com exemplos do dia a dia coletados de jornais, revistas, programas de TV, filmes e até de novelas, além de documentários por meio de projetor audiovisual.

O professor em sala de aula, antes de iniciar os conceitos ou definições de um assunto, ele pode mostrar à turma uma matéria de jornal relacionada ao que será abordado.

O professor de Biologia, por exemplo, de posse de um recorte de jornal, com a matéria "A Importância do Ômega-3", comenta com a turma que esse título faz parte do estudo da Cadeia Alimentar. Uma das ideias é fazer o aluno aprender que o Ômega-3 não é fabricado pelo peixe, como a sardinha e o atum. Esses animais marinhos adquirem tal nutriente por meio das algas que são as sintetizantes dele.

Acontece que, em jornal, em revista e na TV, é comum ler ou ouvir que a sardinha possui Ômega-3, dando à interpretação equivocada de que a substância é construída no interior dos peixes. Por isso, o papel do professor é essencial para esclarecer essas dúvidas.
Leia o texto completo

Introdução à Filosofia no primeiro dia de aula 6.3-6: Comportamento moral e imoral


Chegamos à 6ª e última parte, subdivisão 3, de introdução motivacional à aula de Filosofia com o assunto Ética x Moral.
Para quem acompanha as postagens, a sugestão é o professor assistir pouco a pouco as apresentações, devido à longa duração.

De posse de um bloco de anotações, identificar os trechos que lhe forem julgados mais interessantes. Em seguida, organizá-los para serem usados em sala de aula, de modo que o estudante tenha total esclarecimento da importância da disciplina para que ele se torne um ser humano argumentador, questionador e dono da sua própria opinião, sem dar espaço às manipulações ocorridas em todos setores que tentam destruir nossa autenticidade. Muitos não sabem, mas a Filosofia está sempre conosco, no nosso cotidiano, porque, na verdade, já nascemos com ela por causa do recurso dada a nós pela natureza que é a ética. A ética tem várias definições, e uma delas considerada de grande parâmetro é a capacidade de escolha, de decisão e liberdade de manter nossos próprios princípios e valores. Ninguém nasce sem ética. É tipo uma herança hereditária, como se já estivesse no DNA de todos. Já a moral é construída e surge de acordo com normas, tradições e regras estabelecidas por uma sociedade de determinado local. Cada país, cidade, estado e município possuem suas normas peculiares. Dessa visão, temos o comportamento moral e imoral. A moral (moral propriamente dita e imoral) é a prática da ética. Enquanto a ética é reflexão, a moral é convenção; logo esta última é determinada por escrito.

Para saber mais, vamos ao vídeo:


Leia o texto completo

Introdução à Filosofia no primeiro dia de aula 6.2-6: Meus direitos x Meus deveres


A subdivisão 2 da 6ª parte retrata a diferença entre Ética e Moral em relação a direitos e deveres, bem como a interdisciplinaridade entre Filosofia e Língua Portuguesa em relação a ferramentas e elementos da comunicação. Este último é composto de emissor (ou fonte), receptor (ou destinatário), código, canal, mensagem e referência.

A cultura e a ideologia também foram abordadas, porém de maneira breve, para o entendimento da aplicação das ferramentas de comunicação e da ideia de manipulação.

A manipulação é considerada engrenagem necessária ao desenvolvimento da maturidade. Por essa razão, as ferramentas de comunicação (marketing, propaganda e publicidade, merchandising, promoção, eventos, assessoria de imprensa e pesquisas) deveriam ser ensinadas e aplicadas desde a mais tenra idade, em particular nas escolas e locais de formação.

Fica a questão no ar: A ética é baseada na lei ou a lei é baseada na ética?

Para saber mais, vamos ao vídeo:




Leia o texto completo

Introdução à Filosofia no primeiro dia de aula 6.1-6: Ética x Moral


Nesta sexta e última parte, com 3 subdivisões, o assunto é Ética x Moral.

A subdivisão 1 da 6ª parte trata as primeiras noções de ética e moral do ponto de vista conceitual, a diferença entre ética e magnitude e entre ética pessoal e profissional.
Se o professor quiser abordar o assunto Ética x Moral na introdução à aula de Filosofia, vai ser fundamental para o estudante entender o verdadeiro significado dessas duas palavras muito confundidas por uns que não sabem exercê-las aprimoradamente devido ao total desconhecimento dos seus papéis na sociedade. Na vida prática, a ética e a moral são executadas o tempo inteiro - no lar, no trabalho, na escola, no lazer, nos comércios -, porém os seus conceitos permanecem no subconsciente dos mais leigos. O papel da Filosofia é expor claramente a ética e a moral na mente dos que não conseguem sair das suas zonas de conforto e preferem permanecer na linha de pensamento superficial. A ética é algo que já nasce conosco; enquanto a moral é construída com base nos costumes, tradições, normas, todas estabelecidas por determinada sociedade de certo local - cidade, estado, município, país. A ética é ligada à condição de indivíduo, e a moral tem sentido social.

Quer saber mais? Então vamos ao vídeo da 6ª parte subdivisão 1:




Leia o texto completo

Introdução à Filosofia no primeiro dia de aula 5-6: Interdisciplinaridade


A quinta parte trata-se da interdisciplinaridade da Filosofia com História, Sociologia e Ciências.

Na parte em que se fala de metodologia científica, faltou mencionar a indução, um dos métodos de raciocínio que aborda experimentações para a comprovação de uma hipótese ou mais de uma. Na vídeo-apresentação foi dita apenas a dedução. Enquanto alguns sábios, como o Isaac Newton, usavam a dedução por falta de recursos tecnológicos, com a prevalência somente do raciocínio, a indução conduz a usos de experiências laboratoriais para provar o que se afirma. Galileu Galilei foi um dos pioneiros da indução.

Imaginemos se grande parte do país desenvolve-se o uso da razão em cima dos sentimentos, das emoções e da prisão radical a doutrinas religiosas implantadas pelas autoridades das igrejas e a ideologias criadas por classes dominantes políticas. Dessa forma, o indivíduo exerceria plenamente sua liberdade de reflexão, uma vez que respeitasse a forma de pensar de cada outro e sem a existência de confrontos ideológicos e religiosos por via de agressões verbais e até físicas.

O conhecimento das grandes correntes do pensamento humano, como o Renascimento, o Humanismo e o Iluminismo, transforma a pessoa em um ser independente e difícil de se convencer. Na contramão, infelizmente, muitos são facilmente manipulados e contaminados por certas doutrinas religiosas e ideologias, e quem as criou tenta convencê-los a seguirem-nas. Graças a essas correntes humanas, a Ciência teve condições de avançar, apesar de a Biologia ter caminhado a marcha lenta até atingir um nível considerado de direito junto a áreas de ciências exatas, como na matemática, física e química.

É interessante entender como a Filosofia é exercida no mundo da política, e a maioria não tem essa noção por falta de interesse durante a vida escolar e, quando finaliza a fase estudantil, permanece na ignorância e aceita naturalmente viver sendo enganado de geração a geração. A Revolução Francesa é um exemplo típico de entender os termos ideologia e burguesia. Esse fato histórico visava interesses burgueses e não populares, apesar de ter sido construído sob o lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade. É nesse exemplo que entra o conceito de ideologia. Na Filosofia, o que se leva em conta não é o que uma coisa é ou o objeto é. É como essa coisa ou objeto deveria ser. Isso é conceito de ideologia. Já a burguesia é uma classe social de regime capitalista formada por proprietários do capital - comerciantes, industriais e possuidores de riquezas. O oposto dela é o proletariado, a classe operária formada pela força do trabalho. Com isso, é fácil entender a infiltração da burguesia no mundo político, social e econômico. Por isso, vemos frequentemente tantos casos de corrupção envolvendo políticos e empresários.

Se houver grande desenvolvimento de explicações de maneira bem clara e precisa, o ser humano conseguirá aprender a usar o raciocínio em algumas outras áreas acadêmicas, inclusive na própria Filosofia. Seria fantástico, por exemplo, ter o domínio de raciocínio lógico e abstrato para assimilar, em curto prazo, muitos assuntos de áreas exatas como a matemática, física e química. Havendo essa disciplina de conscientização, não haveria tanta dificuldade em conseguir aprovação em concursos e vestibulares.

Vamos agora ao vídeo?


Leia o texto completo

SUGESTÃO DE COMO INICIAR PROBABILIDADES GENÉTICAS


O professor de Biologia pode usar a ilustração abaixo para dar introdução motivacional à aula de probabilidades, com utilização de letras do alfabeto, representando genótipos de uma característica hereditária.


Além disso, a abordagem serve de alerta na determinação estimativa de identificação de paternidade, de maneira descontraída, conforme é mostrada na figura.

Desse jeito, a aula se torna divertida, e a assimilação do assunto é feita a curto prazo.
Leia o texto completo
 
Espaço Docente Aprendiz | by TNB ©2010